ID: 49013034
31-07-2013
Tiragem: 17500
País: Portugal
Âmbito: Tecnologias de Informação
Cork Supply Portugal é o ponto de partida para o Grupo
Cork Supply PorLugal
é ponto de páilida para o Grúpo
O Cork Supply Group decidiu uniformizar mundialmente a sua plataforma de gestão.
Os benefícios alcançados em Portugal com o Office 365 motivaram a implementação desta
plataforma noutras subsidiárias, nomeadamente na Cork Supply dos Estados Unidos
Carlos Marçalo ljuarezc@revistas.cofina.pt
ACork Supply Portugal, um dos maiores fornecedores de rolhas de cortiça natural para a indústria vinícola a nivel mundial e líder na América do Norte, adoptou recentemente o serviço integrado de soluções de produtividade, comunicação e colaboração da Microsoft. o Office 365.
Em 2001, a empresa implementou o N ticrosoft Dynamics NAS . um softwure de gestão que na altura visava responder às necessidades da organização, muitas delas decorrentes do rápido crescimento orgânico e do volume de negócios que a empresa tinha em Portugal.
Agora, a par da adopção do Office 365, a Cork Supply Portugal realizou também um zqgrude ao ERP, que na realidade constituiu a implementação da CorkVision, uma nova solução direccionada especificamcnte para a indústria da cortiça.
Com a nova solução vertical integrada no Microsoít Dynamics NAV. a Cork Supply Portugal apostou numa maior integração do negócio quer a montante, uma vez que pode desenvolver ainda mais a área de negócio ligada à compra de cortiça, quer a jusante, porque consegue desenvolver a área de venda de rolhas terminadas ás caves do mercado europeu.
A integração de ambas as soluções e a actualização da solução Microsofi Dynamics NAV proporcionaram à empresa diversas melhorias: no acesso e na partilha de informação entre as equipas de investigação e desenvolvimento e as várias subsidiárias em todo o mundo, nomeadamente através do Fxchange Online; no acesso permanente ao e-mui!; na partilha do calendário; na maior fiabilidade e segurança dos dados; no planeamento das operações à escala nacional e mundial.
A par destes aspectos, destaca-se ainda o melhoramento dos processos de gestão, nomeadamente através da redução do uso de folhas de cálculo e da introdução de ferramentas, como o busine ss analtiics, para a construção dc mapas de gestão, reduzindo, assim, a duplicação de introdução de dados e possibilitando a total rastreabilidade do produto, desde o processo de compra até ao momento de venda.
A empresa responsável por implementar e integrar as soluções da Microsoft na Cork Supply Portugal foi a Arquiconsult, empresa de consultoria de sistemas de informação ERP e de soluções assentes em tec
nologias Microsoft. A escolha foi baseada na abrangência internacional das suas soluções, bem como no seu elevado conhecimento sobre soluções aplicadas à indústria da cortiça.
O processo de implementação integrou, numa primeira fase, a análise e a revisão dos processos existentes, tendo em vista a integração de um modelo dc melhores práticas de negócio, especificas da indústria da cortiça. Tal permitiu e motivou, numa
BI DA CORK SUPPLY
A Cork Supply foi fundada em 1981 por Jochen Michalski na região vinícola do Norte da Califórnia. Nas três décadas que se seguiram, a empresa multiplicou os seus colaboradores e ampliou a actividade por todo o mundo. Com uma produção global, e com a sede de l&D em Portugal. a empresa opera em toda a Europa, na Austrália, na América do Norte, na América do Sul e na África do Sul, sendo responsável em Portugal pela produção de mais de 250 milhões de rolhas de cortiça natural, distribuídas à escala mundial.
segunda fase, a reestruturação e consolidação de muitas das funções e soluções existentes e a integração da informação sobre operações consideradas críticas para a empresa, anteriormente dispersa.
A integração de toda a informação revelou-se ainda fundamental para a implementação de soluções de maior mobilidade, nomeadamente com a criação dc terminais móveis e de uma gestão informatizada dos armazéns, bem como para a integração de um processo de controlo de elevada qualidade, determinante para a gestão de encomendas e para o controlo logístico de toda a cadeia de abastecimento, factor igualmente relevante para o relacionamento com o cliente.
De acordo com Paulo Couto, director da subsidiária, «a Cork Supply Portugal passou a usufruir de uma plataforma aplicacional de negócio, através da qual consegue aceder à informação em tempo real e cuja coordenação de actividades e processos permitiu melhorar a eficácia e a eficiência da organização de forma rápida, muito prática e numa base diária. Ambas as soluções, Microsoft Oflice 365 e Microsoft Dynamics NAV, detêm, por isso, um papel determinante para a competitividade e para o sucesso do negócio». 1
A., :
Autor: Carlos Marçalo
Temas: Business Units/Microsoft Office Division
Business Units/Dynamics